quarta-feira, 17 de junho de 2009

Mecenato Social da Compal em Sintra

“Quinta Essência – Qe Sintra”, cujo objectivo é de maximizar a autonomia e a integração social de pessoas com deficiência mental. é o objectivo de Qe Sintra, um novo complexo privado para pessoas com deficiência mental, maiores de 16 anos, que integ ra um pólo pedagógico e um pólo residencial, numa área total de 15 mil m2.O pólo pedagógico segue uma abordagem inovadora no sentido da autonomia, integração e dignidade das pessoas com deficiência mental. Após um processo de avaliação do perfil individual de cada utilizador, é definido um Programa de Desenvolvimento Individual (PDI), com a duração de um ano, o qual pode ser orientado para as competências pessoais, sociais ou profissionais. O desenvolvimento de competências tem por base ateliers artísticos e um sistema de simuladores de actividades profissionais que envolve empresas dos mais variados sectores económicos.O pólo residencial existe para apoiar os participantes nos PDI que podem usufruir do regime residencial com carácter permanente ou temporário, dependendo das necessidades e da duração da intervenção. O serviço de residência pode também ser utilizado com carácter pontual para férias ou ocupação de tempos livres.A Qe Sintra tem ainda um importante projecto de investigação e desenvolvimento que envolve parceiros científico-tecnológicos, bem como instituições dinamarquesas e belgas e que visa a reflexão sobre experiências e resultados. A Qe Sintra disponibiliza programas de formação destinados a pais, técnicos e outros agentes ligados à temática da deficiência.


A DIVISÃO DE SAÚDE E ACÇÃO SOCIAL (DSAS) integra o Departamento de Educação, Desporto e Juventude que, por seu turno, se enquadra na Direcção Municipal de Assuntos Sociais, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Sintra.Compete à DSAS elaborar e apresentar propostas que permitam a definição das políticas municipais nas áreas da Acção Social e da Saúde, articuladas com os organismos da Administração Central.
As acções empreendidas por esta Unidade Orgânica visam contribuir, de forma continuada e sistémica para o reforço da solidariedade de todos os sectores da população do Concelho de Sintra, designadamente, através da intervenção junto dos grupos sociais mais vulneráveis, como as crianças e jovens, as pessoas com deficiência, os idosos, as mulheres, os imigrantes e as minorias étnicas, os toxicodependentes, entre outros grupos considerados mais dependentes dos recursos sociais e da saúde.

Sem comentários: