sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Se fosse remunerado, o trabalho dos voluntários activos valeria 675 milhões de euros por ano, revela um estudo da Universidade Católica,.



Trabalho voluntário vale 675 milhões de euros em Portugal

Extracto do Portugal Diário de 03.12.2008

Mais de 1,5 milhões de portugueses dedicam parte do seu tempo aos outros sem receber nada em troca, mas, se fosse remunerado, o trabalho dos voluntários activos valeria 675 milhões de euros por ano, revela um estudo da Universidade Católica,.
As organizações sem fins lucrativos «envolvem a energia de quase um quarto de milhão de trabalhadores equivalentes a tempo inteiro», revela o estudo coordenado pela investigadora Raquel Campos Franco, da Universidade Católica de Lisboa (UCP).


Nas associações alguns têm horários «normais», outros trabalham apenas alguns dias por semana e há quem dedique apenas algumas horas ao projecto. Neste sector, dois em cada três trabalhadores são remunerados e o «terceiro» é um voluntário, segundo o relatório da UCP.


Segundo o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado existem mais de 1,5 milhões de voluntários, mas muitos não estão no activo e outros só podem despender de algumas horas por semana. Por isso, o trabalho de todos eles juntos equivale a apenas «67.342 voluntários a trabalhar a tempo inteiro», disse a coordenadora do estudo «O Sector Não Lucrativo Português numa Perspectiva Comparada» na véspera do Dia Internacional do Voluntário, que se assinala quinta-feira.




A investigadora da UCP fez as contas e concluiu que, se recebessem um salário, «relativamente baixo, porque estamos a falar do sector social», o trabalho dos voluntários custaria 675 milhões de euros por ano.

Sem comentários: